No PPGEM/EGN, estou habilitado a orientar alunos de Mestrado e Doutorado. Trabalho principalmente com aqueles vinculados à Linha de Pesquisa 1 – Política e Estratégia Marítimas, mas também com temáticas relacionadas à LP2 (Regulação do Uso do Mar), principalmente em questões relacionadas a normas, instituições, tratados e regimes internacionais e multilaterais.
Minhas orientações envolvem, prioritariamente, o mesmo campo das pesquisas que desenvolvo. Ou seja, busco orientar trabalhos, de natureza aplicada ou teórica, que estejam na interseção das grandes áreas da Política Internacional, do Direito Internacional e dos Estudos Marítimos. Dentro destes campos, tenho preferência por tópicos que envolvam alguns dos seguintes temas:
- Estudos de Segurança
- Normas e Instituições Internacionais
- Politica Externa Brasileira
- Espaços e zonas marítimas
- Modelos de tomada de decisão
- Aprendizado Ativo
Caso você tenha interesse em desenvolver seus estudos de pós-graduação sob a minha orientação, minha recomendação é que entre em contato antes do início do processo seletivo. Normalmente o PPGEM tem seu processo seletivo no segundo semestre letivo, então uma conversa (por e-mail, presencial ou virtual) sempre é bem-vinda. Isso permitirá ajustarmos expectativas, verificarmos disponibilidades, temas e agendas de pesquisas.
Abaixo estão as orientações de doutorado que desenvolvi no PPGEM; para as orientações de mestrado, consulte meu Currículo Lattes.
Orientações de doutorado concluídas:
- Jansen Coli Calil Nascimento Almeida de Oliveira (2023) – “Estratégia Naval Norte-Americana no Atlântico Sul no Pós-Guerra Fria: segurança internacional, geopolítica e tendências”
- Luiza Bizzo Affonso (2023) – “A Governança Oceânica no Golfo da Guiné: aspectos securitários e a contribuição brasileira”
Orientações de doutorado em andamento:
- Valdenize Pereira Oliveira (Previsão: 2025) – “Embarcações Autônomas: um novo marco para o transporte marítimo internacional de mercadorias”
- Paulo José Chaves Fonseca (Previsão: 2026) – “Aplicações do Conceito de A2/AD para uma Estratégia Brasileira de Defesa”
- Emilia Teixeira de Paula Machado (Previsão: 2026) – “Fatores Preponderantes na Decisão de um Estado sobre a Aquisição e Desenvolvimento e/ou Operação de Submarinos com Propulsão Nuclear”.
- Valmar Pereira Cabral Junior (Previsão: 2028) – “Tomada de Decisão em Grupo e Negociação: as obtenções de meios navais do programa de construção do núcleo do poder naval”
- Moreno de Queiroz Figueiredo (Previsão: 2029) – “Guerra Híbrida e Ameaças Híbridas: Implicações para o Domínio Marítimo”