O Grupo de Estudos de Ordens Marítimas (GEOM) é um grupo de pesquisas voltado para o estudo das ordens regionais de segurança marítima. Seu foco principal é o estudo das dinâmicas políticas no espaço marítimo do Atlântico Sul, mas estende seu olhar crítico às demais ordens regionais.
O GEOM foi criado em 2020 no PPGEM/EGN. Suas pesquisas e publicações envolvem, grosso modo, a interseção entre os Estudos Marítimos, a Política Externa Brasileira e os Estudos Críticos de Segurança. O GEOM atualmente é financiado pelos projetos “Ordens Regionais de Segurança Marítima” (Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, 2021-2024) e “O Atlântico Sul como uma ordem regional de segurança marítima: governança oceânica, instituições e regionalismo no entorno estratégico brasileiro” (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2023-2025).
O GEOM busca desenvolver parcerias com instituições e redes de pesquisas vinculadas aos Estudos Marítimos e a temáticas conexas aos seus estudos. Atualmente, o GEOM é parceiro da Red de Estudios Marítimos del Atlántico Sur (REMAS), rede de pesquisa constituída junto a pesquisadores da Universidad Católica da Argentina (UCA) que busca desenvolver o campo dos Estudos Marítimos na América do Sul.
O GEOM está cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. O acesso pode ser realizado a partir deste link.
Se você tem interesse em desenvolver pesquisas junto ao GEOM, entre em contato. No caso de interesse em orientação para apresentação de projetos de pesquisa, por favor, saiba mais aqui.